Essa “treta” já tem alguns anos que está rolando: afinal o que é melhor “cortar ” para emagrecer? Carboidratos ou Gorduras? E para tentar esclarecer isso temos um estudo recente que avaliou se é melhor reduzir carboidratos ou gorduras na dieta. Os pesquisadores avaliaram os dados de mais de 37 mil americanos, adultos, todos participantes do US National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES).
*Apenas lembrando que não se deve cortar nada! Apenas reduzir, dependendo do caso!
A dieta tradicional da maioria da população tem aproximadamente 50% das calorias ingeridas provenientes de carboidratos, ou seja, se a pessoa consome 1800kcal/dia, em torno de 900kcal serão carboidratos, isso significa 225 gramas; então, para uma dieta ser considerada ‘low carb’, vale qualquer quantidade abaixo disso, o que é muito diferente do que a gente via no auge da low-carb. Pra você ter uma ideia, 1 colher (de servir) de batata inglesa tem apenas 4,91 g de carboidrato.
A low-carb ganhou muitos adeptos nos últimos anos, mas a low-fat (ou redução da ingestão de gorduras) continua sendo muito recomendada oficialmente e tem funcionado para muitas pessoas ; a low-carb também pode funcionar, mas para esta não existem muitos estudos sobre os efeitos a logo prazo.
E pra quem defende que uma dieta é melhor que a outra, o estudo demonstrou que ambas podem trazer benefícios semelhantes para a saúde DESDE QUE sejam compostas de alimentos nutritivos ou de boa qualidade; nestes termos, ambas as dietas reduziram a mortalidade, o peso corporal e melhoraram exames bioquímicos (glicemia, colesterol, triglicerídeos…) nos participantes do estudo.
O que isso quer dizer? Que não importa muito a forma como se vai reduzir a ingestão calórica, desde que a alimentação seja de boa qualidade. No caso da low-carb, deve-se dar preferencia às carnes magras, aos peixes, aos legumes e à gordura insaturada (azeite e nozes, por exemplo), nada de comer bacon todo dia, nada de colocar óleo de coco no café e não precisa ter medo de comer banana. Já na low-fat, a preferencia vai para os cereais integrais, grãos, legumes e frutas, não precisa comer barrinha de cereal com adoçante, não precisa comprar cookies integrais e sem gosto, nem iogurte zero gordura com corantes e aromatizantes. Ok?
Referência: Shan, et al. Association of low-carb and low-fat with mortality among US adults. JAMA Int Med 2020
Fis receita low-carb e perdi muito peso
Ótimo conteúdo